Funções Matemáticas em Javascript

Convertendo String para Numérica

Números Inteiros

Long.parseLong

var stringNumeroGrande = "123456789012345678901234567890";
var numeroGrande = BigInt(stringNumeroGrande);

console.log(numeroGrande); // Saída: 123456789012345678901234567890n

Números Reais

Double.parseDouble

var stringNumero = "3.14";
var numero = parseFloat(stringNumero);

console.log(numero); // Saída: 3.14

Boleanos

Boolean.parseBoolean

var valor = "true"; // Pode ser qualquer valor

var booleano = Boolean(valor);

console.log(booleano); // O resultado será true, a menos que 'valor' seja uma string vazia ou "false"

Arredondando valores

Math.floor
var numero = 7.8;
var arredondadoParaBaixo = Math.floor(numero);

console.log(arredondadoParaBaixo); // Saída: 7

Math.ceil

var numero = 7.2;
var arredondadoParaCima = Math.ceil(numero);

console.log(arredondadoParaCima); // Saída: 8

Math.round

var numero1 = 7.2;
var arredondado1 = Math.round(numero1);

console.log(arredondado1); // Saída: 7

var numero2 = 7.8;
var arredondado2 = Math.round(numero2);

console.log(arredondado2); // Saída: 8

Math.trunc

var numero1 = 7.8;
var truncado1 = Math.trunc(numero1);

console.log(truncado1); // Saída: 7

var numero2 = -4.5;
var truncado2 = Math.trunc(numero2);

console.log(truncado2); // Saída: -4

Digite um número com 3 casas decimais

 

var numero = 123.456789;
var numeroFormatado = numero.toFixed(3);

console.log(numeroFormatado);

Formatar moeda

toLocaleString

var numero = 1234567.89;
var formatoBrasileiro = numero.toLocaleString("pt-BR", { style: "currency", currency: "BRL" });

console.log(formatoBrasileiro); // Saída: R$ 1.234.567,89

Funções matemáticas comuns

Math.random

var numeroAleatorio = Math.random();

console.log(numeroAleatorio); // Saída: um número decimal aleatório entre 0 (inclusive) e 1 (exclusive)

// Gera um número aleatório no intervalo [min, max)
function gerarNumeroAleatorio(min, max) {
  return Math.random() * (max - min) + min;
}

var numeroNoIntervalo = gerarNumeroAleatorio(5, 10);
console.log(numeroNoIntervalo);  // Saída: um número aleatório entre 5 (inclusive) e 10 (exclusive)
double numeroAleatorioNoIntervalo = Math.random() * (max - min) + min;
double numeroAleatorioIntervalo = Math.random() * (10.0 - 5.0) + 5.0;
System.out.println("Número aleatório no intervalo: " + numeroAleatorioIntervalo);
Math.abs
var numeroNegativo = -5;
var absoluto = Math.abs(numeroNegativo);

console.log(absoluto); // Saída: 5

var numeroPositivo = 3;
var absolutoPositivo = Math.abs(numeroPositivo);

console.log(absolutoPositivo); // Saída: 3

Math.max
var maiorNumero = Math.max(5, 10, 3, 8, 1);

console.log(maiorNumero); // Saída: 10

var numeros = [5, 10, 3, 8, 1];
var maiorNumero = Math.max(...numeros);

console.log(maiorNumero); // Saída: 10

var nenhumNumero = Math.max();
console.log(nenhumNumero); // Saída: -Infinity
int maximoEntreTres = Math.max(Math.max(numero1, numero2), numero3);
Math.min

var menorNumero = Math.min(5, 10, 3, 8, 1);

console.log(menorNumero); // Saída: 1

var numeros = [5, 10, 3, 8, 1];
var menorNumero = Math.min(...numeros);

console.log(menorNumero); // Saída: 1

var nenhumNumero = Math.min();
console.log(nenhumNumero); // Saída: Infinity
int minimoEntreTres = Math.min(Math.min(numero1, numero2), numero3);
Math.pow

var resultado = Math.pow(2, 3);

console.log(resultado); // Saída: 8 (2 elevado à potência de 3)

var resultado = 2 ** 3;

console.log(resultado); // Saída: 8

Math.sqrt

var numero = 9;
var raizQuadrada = Math.sqrt(numero);

console.log(raizQuadrada); // Saída: 3

var numeroInteiro = 16;
var raizQuadradaInteira = numeroInteiro ** 0.5;

console.log(raizQuadradaInteira); // Saída: 4

Math.SQRT1_2
console.log(Math.SQRT1_2); // Saída: ~0.7071067811865476
public static final double SQRT1_2 = 0.7071067811865476;
Math.SQRT2
console.log(Math.SQRT2); // Saída: ~1.4142135623730951
public static final double SQRT2 = 1.4142135623730951;
 
Math.cbrt

var numero = 27;
var raizCubica = Math.cbrt(numero);

console.log(raizCubica); // Saída: 3

var numeroInteiro = 8;
var raizCubicaInteira = numeroInteiro ** (1/3);

console.log(raizCubicaInteira); // Saída: 2

Math.sign
console.log(Math.sign(5)); // Saída: 1 (positivo)
console.log(Math.sign(-3)); // Saída: -1 (negativo)
console.log(Math.sign(0)); // Saída: 0 (zero)
console.log(Math.sign(-0)); // Saída: -0 (zero também, mas com sinal negativo)
console.log(Math.sign(NaN)); // Saída: NaN (não é um número)

Funções trigonométricas

Math.PI
var raio = 5;
var circunferencia = 2 * Math.PI * raio;

console.log(circunferencia); // Saída: ~31.41592653589793

console.log(Math.PI); // Saída: ~3.141592653589793
function radianos(){
return Math.PI/180
}
function grausParaRadianos(graus) {
    return graus * (Math.PI / 180);
}

// Exemplo: converter 45 graus para radianos
var resultado = grausParaRadianos(45);
console.log(resultado);  // Saída: ~0.7853981633974483
 
Math.sin

var anguloEmRadianos = Math.PI / 4; // Um ângulo de 45 graus em radianos
var senoDoAngulo = Math.sin(anguloEmRadianos);

console.log(senoDoAngulo); // Saída: ~0.7071067811865475 (aproximadamente √2/2)

Math.cos

var anguloEmRadianos = Math.PI / 3; // Um ângulo de 60 graus em radianos
var cossenoDoAngulo = Math.cos(anguloEmRadianos);

console.log(cossenoDoAngulo); // Saída: 0.5

Math.tan

var anguloEmRadianos = Math.PI / 6; // Um ângulo de 30 graus em radianos
var tangenteDoAngulo = Math.tan(anguloEmRadianos);

console.log(tangenteDoAngulo); // Saída: ~0.5773502691896257

 
Math.asin

var numero = 0.5;
var arcoSeno = Math.asin(numero);

console.log(arcoSeno); // Saída: ~0.5235987755982988 (aproximadamente 30 graus em radianos)

Math.acos
var numero = 0.5;
var arcoCosseno = Math.acos(numero);

console.log(arcoCosseno); // Saída: ~1.0471975511965979 (aproximadamente 60 graus em radianos)

Math.atan

var numero = 0.5;
var arcoTangente = Math.atan(numero);

console.log(arcoTangente); // Saída: ~0.4636476090008061 (aproximadamente 26.57 graus em radianos)

 
Math.sinh

var numero = 2;
var senoHiperbolico = Math.sinh(numero);

console.log(senoHiperbolico); // Saída: ~3.6268604078470186

Math.cosh

var numero = 2;
var cossenoHiperbolico = Math.cosh(numero);

console.log(cossenoHiperbolico); // Saída: ~3.7621956910836314

Math.tanh

var numero = 2;
var tangenteHiperbolica = Math.tanh(numero);

console.log(tangenteHiperbolica); // Saída: ~0.9640275800758169

 
Math.asinh

var numero = 2;
var arcoSenoHiperbolico = Math.asinh(numero);

console.log(arcoSenoHiperbolico); // Saída: ~1.4436354751788103

asinh(x) = ln(x + sqrt(x^2 + 1))
Math.acosh

var numero = 2;
var arcoCossenoHiperbolico = Math.acosh(numero);

console.log(arcoCossenoHiperbolico); // Saída: ~1.3169578969248166

acosh(x) = ln(x + sqrt(x^2 - 1))
Math.atanh

var numero = 0.5;
var arcoTangenteHiperbolica = Math.atanh(numero);

console.log(arcoTangenteHiperbolica); // Saída: ~0.5493061443340549

atanh(x) = 0.5 * ln((1 + x) / (1 - x))

Logarítmos

Math.log

var numero = 4;
var logaritmoNatural = Math.log(numero);

console.log(logaritmoNatural); // Saída: 1.3862943611198906

var numero = 100;
var logaritmoBase10 = Math.log(numero) / Math.LN10;

console.log(logaritmoBase10); // Saída: 2

Math.log10
function log10(x) {
  return Math.log(x) / Math.LN10;
}

var numero = 100;
var logaritmoBase10 = log10(numero);

console.log(logaritmoBase10);  // Saída: 2
 
Math.E
console.log(Math.E); // Saída: ~2.718281828459045
var resultado = Math.exp(1); // Equivalente a Math.E^1
console.log(resultado); // Saída: ~2.718281828459045
Math.LN2
console.log(Math.LN2); // Saída: ~0.6931471805599453
Math.LOG2E
console.log(Math.LOG2E); // Saída: ~1.4426950408889634
Math.LN10
console.log(Math.LN10); // Saída: ~2.302585092994046

var numero = 100;
var log10 = Math.log(numero) / Math.LN10;

console.log(log10); // Saída: 2

Math.LOG10E
console.log(Math.LOG10E); // Saída: ~0.4342944819032518

var numero = 100;
var log10 = Math.log(numero) * Math.LOG10E;

console.log(log10); // Saída: 2

 
Math.exp
var resultado = Math.exp(2); // Equivalente a e^2
console.log(resultado); // Saída: ~7.3890560989306495
Math.log2
var resultado = Math.log2(8); // Equivalente a log2(8)
console.log(resultado); // Saída: 3
log2(x) = ln(x) / ln(2)
Math.log1p
var resultado = Math.log1p(0.5); // Equivalente a ln(1 + 0.5)
console.log(resultado); // Saída: ~0.4054651081081644